Auditorias

A Auditoria em condomínios, muitas vezes, ainda é associada com desconfiança, mas cada vez mais, síndicos buscam esse serviço para verificar se estão fazendo as coisas certas e para atuar na regularização do que não está adequado.

A atuação de um Auditor pode dar mais segurança aos condôminos na aprovação ou não da prestação de contas na Assembleia Geral Ordinária, porque haverá alguém imparcial e com capacidade técnica para emitir uma opinião independente sobre as contas do condomínio.

Quem pode fazer Auditoria das contas do Condomínio?

No artigo 25, alínea c, do Decreto Lei nº 9295/46 que cria o Conselho Federal de Contabilidade e define as atribuições do Contador, diz: “São considerados trabalhos técnicos de Contabilidade: perícias judiciais ou extrajudiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres revisão permanente ou periódica de escritas, regulações judiciais ou extrajudiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições de natureza técnica conferidas por lei aos profissionais de contabilidade.”

E o artigo 26 complementa: “…as atribuições definidas na alínea c do artigo anterior são privativas dos contadores diplomados.

A Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 560/83 que dispõe sobre as prerrogativas profissionais do Contador de que trata o artigo 25 do Decreto Lei 9295/46, no seu artigo 3º, item 34, diz: “São atribuições privativas dos profissionais da contabilidade: 34) auditoria externa independente.”

E no parágrafo 1º do mesmo artigo, esclarece que a auditoria externa independente só pode ser realizada por Contadores.

De acordo com o IBRACON-Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, “para atuar como auditor independente, o profissional precisa ser bacharel em Ciências Contábeis e devidamente registrado no CRC de sua região na categoria contador”.

Em resumo, somente Contadores com registro no Conselho Regional de Contabilidade podem emitir um relatório de Auditoria sobre as contas do condomínio.
auditorias
Logo_Redes_Sociais_2
O Auditor realiza os trabalhos de auditoria e mediante as análises das evidências obtidas durante os trabalhos, emiti uma opinião técnica sobre a Prestação de Contas através de relatório escrito.

Ao contratar uma empresa de Auditoria para o seu condomínio, é necessário verificar o seguinte:
A empresa tem como atividade econômica na Receita Federal “Atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária”?
O profissional que emitirá o Relatório de Auditoria é Contador com o Registro no Conselho Regional de Contabilidade?

Se a resposta for não em alguma das perguntas acima, recomendo que não seja feita a contratação.
business
Logo_Redes_Sociais_2
Login
SIMPLIFICAR